Aula: Bioquímica Celular

Toda a matéria existente no universo, tanto viva como inanimada, é composta de átomos. Os átomos se combinam, geralmente formando moléculas. Carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio constituem aproximadamente 96% dos átomos da maior parte dos organismos. Esses elementos podem fazer parte de moléculas simples como a água, e o gás carbônico, ou então de moléculas complexas, como as proteínas e os ácidos nucléicos. 

Podemos separar tais substâncias em dois tipos: substâncias inorgânicas e substâncias orgânicas. As inorgânicas, como a água e os sais minerais, são substâncias simples, formadas por moléculas pequenas e encontradas facilmente fora dos seres vivos. 

As substâncias orgânicas, como as proteínas e os lipídios, são mais complexas e apresentam moléculas de tamanho maior, nas quais existem “fileiras” ou cadeias de átomos de carbono. 

No passado, os químicos acreditavam que as moléculas orgânicas só poderiam ser fabricadas no interior de organismos vivos, vindo daí o termo orgânico. Em 1828, porém, um químico conseguiu fabricar em laboratório uréia – uma substância existente na urina de seres vivos – a partir de uma substância inorgânica, o cianato de amônia. Modernamente, entende-se por substância orgânica aquela constituída por cadeia de carbono. São fabricados em laboratório milhares de compostos “orgânicos”, como inseticidas, pigmentos e remédios, que jamais fizeram parte da estrutura de um ser vivo.
Por sua vez, moléculas orgânicas complexas reúnem-se para formação de organelas, estruturas que são encontradas no interior das células dos organismos vivos. Células são pequenos compartimentos vivos. Em geral, são microscópicas e normalmente constituídas por membrana, citoplasma e núcleo. Consideradas a unidade da vida, as células são as menores partes de um ser vivo nas quais se reconhecem as características da vida.

Através da animação a seguir você terá informações a respeitos dos principais contituintes químico das células e as funções que desempenham nos organismos vivos. 

Clique sobre o microscópio para assistir a animação sobre a Bioquímica Celular.
Não deixe de fazer seus comentários e de tirar suas dúvidas.
Bons estudos!

Um comentário:

  1. E ai profe td bem.
    vim olhei gostei pra caramba
    legal
    po agora é só postar as materias das suas aulas
    muito mais facil..
    ah!muito legal o humor interessante .
    beijos fessora .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui.