Aula: Mitose - Descrição dasFases

AS FASES DA MITOSE


Apesar de a mitose ser um processo contínuo, é possível dividi-la em fases, o que facilita seu estudo. As fases da mitose são: prófase, metáfase, anáfase e telófase.  Alguns autores sugerem uma fase intermediária entre a prófase e a metáfase, a prometáfase.

Prófase
Durante a prófase, os finíssimos fios que compõem a cromatina — os cromossomos — vão se condensando no interior do núcleo, tornando-se mais visíveis e individualizados. Nessa fase, cada cromossomo é constituído por dois fios idênticos (cromátides) unidos por uma região chamada centrômero. A progressiva condensação cromossômica acarreta diminuição na produção das substâncias que compõem os nucléolos, os quais vão gradualmente desaparecendo. 
Ao final da prófase, a carioteca (membrana nuclear) desintegra-se. Os cromossomos, já bastante condensados, espalham-se na região central do citoplasma. No decorrer da prófase, os centros celulares vão se afastando, dando origem a um complexo conjunto de fibras denominado fuso acromático.
Metáfase
Na metáfase, cada cromossomo liga-se a fibras do fuso provenientes de pólos opostos (fibras cromossômicas). Essa ligação ocorre na região do centrômero cromossômico. A tensão nas fibras de pólos opostos faz com que os cromossomos permaneçam temporariamente estacionados na região equatorial da célula, formando a placa metafásica.
Anáfase
Na anáfase, os centrômeros se dividem e as cromátides-irmãs se separam. O encurtamento gradual das fibras cromossômicas arrasta as cromátides-irmãs em sentidos opostos, até os pólos do fuso acromático.
Telófase
Na telófase, os cromossomos, já em pólos opostos da célula, descondensam-se e voltam a produzir nucléolos. Cada conjunto cromossômico é envolvido por uma nova carioteca, organizada a partir dos fragmentos da carioteca original. Surgem, assim, dois núcleos-filhos com conjuntos idênticos de cromossomos.
Após a formação dos núcleos-filhos (cariocinese), ocorre a divisão do citoplasma, fenômeno denominado citocinese.

(Fonte: JM Amabis e GR Martho. Aspectos Modernos da Divisão Celular. Temas de Biologia. nº. 8 Moderna, 1998.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.